Telefone: (61) 3321-0881/3226-1404

Reunião técnica de diretores na AND

Reunião técnica dos diretores dá início ao 57º encontro nacional dos DETRANS

Na manhã desta terça-feira, no auditório da AND, reuniram-se os diretores dos  Detrans de todo o Brasil e seus representantes para tratar temas relacionados ao futuro da associação, com impactos relevantes para o universo do trânsito. O encontro contou com apresentação do Presidente Antônio Carlos Gouveia, Diretor geral do DETRAN-AL, que aproveitou a oportunidade para apresentar os trabalhos institucionais da AND e ouvir sugestões dos diretores, com o intuito de criar um ambiente favorável ao debate, bem como trazer novas ideias para a consolidação da instituição.

Além da apresentação institucional, a reunião contou com a exposição do diretor geral do DETRAN do Rio Grande do Sul, Ildo Mário Szinvelski, sobre o centro de formação de condutores (CFC). A excelente apresentação abordou o modelo adotado pelo Estado do Rio grande do Sul para o processo de habilitação e toda a operacionalização do mesmo, que gerou vários benefícios econômicos e sociais para o estado. Os benefícios trazidos por esse programa ajudarão outros diretores e os nortearão para replica-lo em contextos correlatos de outras localidades.

Outro ponto de pauta da reunião foram os encontros regionais do norte e nordeste ocorridos no mês de junho. O diretor geral do DETRAN-RO, o senhor José de Albuquerque Cavalcante, expôs sobre os benefícios trazidos pela reunião e importância do alinhamento de ideias dos DETRANS da região norte. Posteriormente, a senhora Larissa Abdalla Britto, Diretora geral do Detran-MA, falou da reunião dos diretores da região nordeste, com ponderações precisas acerca da realidade local e do frutífero debate do evento.

Finalizando a reunião, o Presidente Gouveia agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância da proatividade nos trabalhos da associação e do alinhamento de ideias entre todos os diretores associados. Lembrou que essa reunião é a prévia para o 57º encontro nacional dos departamentos de trânsito, de modo a servir como norte organizador temático da mesma.

Vale ressaltar que o encontro tem o objetivo de integração dos departamentos de trânsito de todo o país e fortalecimento institucional da AND. A mudança estratégica da Associação traz uma agenda positiva em sua atuação, buscando sempre promover um impacto nas ações para a defesa da vida.

Na parte da tarde, o Presidente da AND esteve em reunião com representantes de diversos segmentos da sociedade civil. Dentre os vários assuntos em pauta, foi tratado a importância de aliar o trabalho nos órgãos executivos de trânsito à tecnologia para impulsionar a eficiência, a fiscalização e evitar fraudes de documentos como, por exemplo, a carteira nacional de habilitação que receberá o qr code.

Dessa forma, a AND está se tornando referência no setor, motivo pelo qual tem crescido o espectro de atuação da associação, incluindo a procura de diversas entidades do terceiro setor para tratar de relevantes temas com impacto no sistema nacional de trânsito. Entre estes, Associações ligadas ao setor de locação de veículos, de vistoria veicular, além do observatório nacional de segurança viária.