Telefone: (61) 3321-0881/3226-1404

A Associação Nacional dos Detrans (AND) promoveu na tarde desta quinta-feira (13), em Brasília, o 1º Encontro das Operações Lei Seca do Brasil com o intuito de discutir diversos assuntos fortalecendo a integração entre os coordenadores que lutam diariamente para coibir a mistura de álcool e direção, contribuindo para que mais vidas sejam salvas em todo país.

O evento que fez parte da programação do 57º Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de trânsito, também contou com a presença de representantes do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), Ministério da Justiça, Associação Brasileira dos DERs, entre outras autoridades e técnicos da área de segurança e educação no trânsito.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor geral do DER-DF, Henrique Luduvice, o presidente da AND, Antônio Carlos Gouveia, o deputado Hugo Leal autor da Lei Seca, e o Tenente Emanuel Costa, coordenador da Operação no Estado de Alagoas e mediador dos painéis.  

“Esse 1º encontro das OLS nos proporcionou um equilíbrio das ações que são sempre em benefício da sociedade com redução de acidentes e preservação de vidas. Essa é a proposta que nós traçamos nesse primeiro momento, firmando um compromisso que com certeza trará grandes resultados positivos para todos que lutam por um trânsito mais seguro e humanizado”, assegurou Emanuel Costa.    

Durante o encontro foram debatidos temas como modelos de abordagens, alterações normativas que promovam mais eficiência às OLS, a aplicabilidade das normas como objetivo educativo, a tecnologia em favor da fiscalização no trânsito, além dos resultados e dados oficiais da mudança de comportamento dos cidadãos e redução de acidentes ocasionados por alcoolemia.

Em sua fala, o presidente da AND e do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia, salientou a satisfação e a importância do encontro, agradecendo também a colaboração da equipe de Alagoas que contribuiu com o momento único para a história do trânsito no Brasil.  

Ao término do encontro, foi aprovada a criação de uma comissão representativa de um fórum permanente de discussão das Operações Lei Seca, que será composta por representantes dos seguintes estados: Alagoas, Distrito Federal, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Clique aqui e confira as imagens